EuroBEC
A Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior é o resultado da união entre três centros urbanos, Elvas e Campo Maior do lado português e Badajoz do lado espanhol. As três localidades formam o maior aglomerado populacional do interior de Portugal e da comunidade autónoma da Estremadura com 210 487 habitantes (2014).
Esta eurocidade é resultado de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Elvas , a Câmara Municipal de Campo Maior e o Ayuntamiento de Badajoz, no dia 16 de Setembro de 2013, com o objectivo de atrair mais emprego, mais investimento e desenvolvimento à região que agora encontra centralidade nesta eurocidade.
Os centros urbanos das duas cidades estão separados apenas por 8km em linha reta pela A6, sem qualquer tipo de portagem.
Em 2015 e após o pedido de adesão da vila de Campo Maior devido à sua grande ligação com estas duas cidades e pela proximidade às mesmas, o presidente da Câmara Municipal de Elvas e o alcaide de Badajoz votaram favoravelmente à integração de Campo Maior na Eurocidade Elvas-Badajoz.
Com a entrada do município de Campo Maior, a eurocidade passa a ter uma população de cerca de 220 mil habitantes e uma área de abrangência de cerca de 500 mil habitantes entre os dois lados da fronteira.
A Eurocidade Elvas|Badajoz|Campo Maior tem um órgão máximo denominado de “Conselho Plenário da Eurocidade”.
Esta nova cidade da EU tem associada uma Euro Região correspondente designada por EuroACE. Nesta região europeia encontram-se 4 cidades qualificadas pela UNESCO como Património da Humanidade: Elvas, Évora, Mérida e Cáceres.
O projecto GeoDrawn dá especial enfoque em fazer conhecer pelo Desenho todo este património Cultural e Histórico, diverso e rico, que agora encontra um caminho possível de futuro na criação desta entidade partilhada pelos dois estados ibéricos da união europeia.